segunda-feira, 2 de agosto de 2010

BARRA BONITA – Vereador propõe mudança do nome da Vila Habitacional para Residencial São Pedro

"GENÉRICO" - Uma típica rua estreita da Vila Habitacional; a proposta da troca de nome do bairro tem apoio de site

Um projeto de autoria do vereador Gervásio Aristides da Silva (PSDC) que propõe a mudança do nome da Vila Habitacional para “Residencial São Pedro” começou a tramitar hoje na Câmara de Barra Bonita.
Na sessão desta segunda-feira, o vereador Silva defendeu na tribuna da Câmara a nova denominação, em substituição ao nome considerado “genérico”.
Aprovado por unanimidade para deliberação, o projeto de decreto legislativo foi encaminhado para as comissões permanentes do Legislativo municipal, onde ficará à disposição dos vereadores para análise. A previsão é de que o decreto legislativo seja votado em, no máximo, um mês.
Sabemos que o Núcleo Habitacional de Barra Bonita realmente não tem um nome. Além disso, São Pedro é o nome do primeiro papa da Igreja Católica, e está ligado à comunidade religiosa do bairro”, diz o vereador Gervásio.
Para o jornalista Sérgio Rodrigues Ferraz, que lançou em seu novo site "Portal da Vila" (
www.portaldavila.net.br), uma enquete para que os moradores do bairro dessem nova denominação à Vila Habitacional, a proposta do vereador peessedecista tem apelo popular. Ferraz mora na Rua Júlio Turi, na Habitacional.
Conforme o site, foram sugeridos nomes como Vila Ubasa, Vila dos Trabalhadores, Vila Orlando Ometto e Vila Botafogo, mas o que pegou mesmo é o Residencial São Pedro.

Origens

O Núcleo Habitacional de Barra Bonita – mais conhecido como Vila Habitacional – teve seu início em 1968, após iniciativa da Usina da Barra S/A Açúcar e Álcool de construir 620 unidades residenciais financiadas pelo antigo Banco Nacional da Habitação (BNH), para serem vendidas aos seus trabalhadores e cooperados.
Na época, o prefeito de Barra Bonita era Clodoaldo Antonangelo (Dr. Tatinho), e tinha como vice-prefeito José Kyelce dos Santos.
Curiosidade: a Vila Habitacional tem nomes de ruas de barra-bonitenses ilustres, como o radialista Fiori Gigliotti e o cantor sertanejo Belmonte (Paschoal Todarelli).

29 comentários:

  1. Amigo Rick,
    obrigado pela força. A matéria pulicada em seu blog é muito importante para nós, tanto pelo nosso site, que é "recém-nascido", como para a comunidade da Vila, dado ao grande circo armado por um veículo de comunicação daqui da cidade, que promoveu um "terrorismo" psicológico sobre a iniciativa do respeitável vereador Gervásio da Silva.
    Obrigado outra vez, amigão.
    Do seu fã, Sergio Ferraz
    ResponderExcluir
  2. julia grimaldiAug 6, 2010 02:21 PM
    Caro jornalista Ricardo
    Um veículo de comunicação da cidade está promovendo uma campanha contra o decreto lei do vereador Gervasio sem necessidade, pois os habitantes da Vila já sofrem Bullying porque quando alguém se refere ao nosso bairro,eles dizem que moramos na BITA, local de drogados e bandidos em geral.E isso não é verdade, pois na Vila moram famílias dignas e trabalhadoras.
    Por isso aprovo o nome,o qual não existe ainda e os moradores da Vila merecem respeito.
    Parabéns pela matéria.
    Abraços.
    Julia Grimaldi
    ResponderExcluir
  3. João Carlos CassolatoAug 7, 2010 09:25 AM
    Caro jornalista Ricardo
    Não negamos nossa raiz, é certo que moramos no núcleo Habitacional.
    Mas, cá entre nós, porque elogiar um grupo habitacional dando a nossa Vila o nome do grupo? Pagamos a esse grupo nossas casas, agora levar o nome do grupo não seria demais!
    Afinal habitar todos habitam sinto informar. Acho muito feio dar o nome do grupo para o nosso bairro. Não é negar raiz, é ter bom senso e dar um nome para a nossa Vila.
    Prefiro São Pedro. Afinal não faz mais sentido! Ninguém quer mudar nada. Só queremos um nome.
    João Carlos Cassolato
    ResponderExcluir
  4. Graça CassolatoAug 7, 2010 09:39 AM
    Caro Ricardo
    Na lista telefônica somos núcleo Habitacional, nas contas água, luz, telefone somos Vila Habitacional nos documentos das nossas casas somos cooperativa habitacional COBERHABIT
    Como você pode dar confusão se já é uma confusão!
    Bita não é nome , engolimos esse sapo porque somos pessoas simples e achávamos que não podia fazer nada a esse respeito e ficávamos quietos até o veredor Gervasio começar a fazer algo por nós. Que nossa Vila não tem nome não tem mesmo o veredor Gervasio sabe o que fala.
    Graça Cassolato
    ResponderExcluir
  5. Isabela GonçalvesAug 7, 2010 12:23 PM
    Caro Ricardo
    Tenho 14 anos e minha amiga Lala 16, quando dizemos que moramos na Habitacional perguntam qual? Ai usamos o campo Botafogo como referência tudo isso porque não temos nome. Até para o moto táxi usamos o campo como identificação.
    Isabela
    ResponderExcluir
  6. Madalena AvilarAug 7, 2010 12:24 PM
    Caro Jornalista
    Acho que quando alguém tem uma loja coloca um nome. Não vai chamar Loja.
    Uma empresa chamar empresa. Mas qual é o nome , o outro responde empresa . Qual o nome de sua loja - È loja
    Esquisito não acha.
    Madalena
    ResponderExcluir
  7. Neide MathozinhoAug 7, 2010 12:24 PM
    Ricardo
    Concordo com um nome para nossa Vila. Afinal tudo tem um nome.
    Neide
    ResponderExcluir
  8. Débora AguiarAug 7, 2010 01:36 PM
    Caro jornalista Ricardo
    Apoio a idéia, pois é necessário um nome para a Vila.
    Debora
    ResponderExcluir
  9. Fabio GonçalvesAug 7, 2010 01:36 PM
    Caro Recchia
    Parabéns para o vereador Gervasio.Nosso bairro merece mesmo um nome.
    Fabio
    ResponderExcluir
  10. Ricardo
    Tenho 13 anos e não gosto quando as pessoas dizem que moro na BITA.
    Residencial São Pedro é mais bonito.
    Caio
    ResponderExcluir
  11. Sr Ricardo Recchia
    A antiga rua do Porto teve seu nome mudado para Irio Collor Bombonato, e não se soube de nenhuma reclamação e nem de prejuízo aos moradores e comerciantes da rua.
    Nanni
    ResponderExcluir
  12. Não sei do que se trata direito, mas eu apoio!
    Moro em Igaraçu do Tietê e não gosto quando chamam minha de “Guareba”.
    ResponderExcluir
  13. Caro Jornalista Recchia
    Eu apoio completamente o nome Residencial São Pedro para o bairro.
    Marly
    ResponderExcluir
  14. Ricardo
    Eu apoio o mome Residencial São Pedro.
    Fique com Deu
    Wanda
    ResponderExcluir
  15. RICARDO
    Apoio o nome Residencial São Pedro.
    Santo
    ResponderExcluir
  16. Caro jornalista
    Concordo com Rodrigo Moraes faço da palavra dele as minhas. Não gosto quando chamam minha cidade de Gareba. Quanto a Vila acho que devem abrir os olhos de preferencia os dois. Porque com nome Residencial São Pedro todos os imoveis do bairro serão mais valorizados.
    Daniel
    ResponderExcluir
  17. Adriano GarciaAug 9, 2010 05:27 PM
    Caro Jornalista Ricardo
    Quando se quer tudo pode.Sou de Jau.
    E estou sempre no bairro. Legal ter um mome estou de acordo.
    Adriano
    ResponderExcluir
  18. Paula DominguesAug 9, 2010 05:31 PM
    Ricardo
    Eu gostaria muito que meu bairro tivesse o nome de Residencial Sao Pedro.
    Paula
    ResponderExcluir
  19. Meu nome é Joelino Santana,sou radialista e estou em Barra Bonita desde 1970,gosto de participar das decisões de nossa cidade dando a minha opinião de maneira construtiva. Após a polemica criada, quero deixar também a minha sugestão que ja é de conhecimento do Sérgio e do Vereador Gervásio que de início gostaram da Sugestão. Não é mudar o nome da vila, e sim criar um nome pois,vila habitacional, residencial ou industrial é apenas uma denominação indicando a finalidade do Bairro. Minha sugestão é Núcleo Habitacional São Pedro,conservando Habitacional e Homenageando o Padroeiro do Bairro.
    ResponderExcluir
  20. Larissa MathozoAug 10, 2010 07:56 PM
    Caro Ricardo
    Onde està o abaixo assinado,para que possamos dar nosso autografo rs
    Porque não levam alguém no raadio que explique a confusão que é nossos documentos. Até nossas contas de luz vem em espanhol acredite.
    Vila Habitacion chic não acha?
    Larissa Mathozo
    ResponderExcluir
  21. Vanessa PavanelliAug 10, 2010 08:06 PM
    Caro Ricardo
    Gostaria de saber se sou moradora da cooperativa Habitacional Barra Iguaraçu,
    Coberhabith ou Do Nucleo Habitacional de Barra Bonita ou moradora da Vila Habitacional ou da Vila Habitacion( conta de luz)ou ainda popularmente falando da Bita como dizem.Ou talvez seja do Nucleo Residencial Barra Bonita
    Vanessa
    ResponderExcluir
  22. Cida RavanelliAug 10, 2010 08:14 PM
    Ricardo
    Bom gosto,harmonia e dignidade na vida constituem dever.Porque so o outro pode ter um lugar para morar com nome bonito. E a gente tem que levar o nome do grupo habitacional nos nossos documentos. Tradição só se for para o grupo.
    Queria saber onde vai ser o debate para poder opinar.
    Cida
    ResponderExcluir
  23. Leandro A.B. GonçalvesAug 11, 2010 05:34 AM
    Caro jornalista
    Tudo na vida é um aprendizado.Veja como as coisas chegam e nos faz ver coisas que devíamos ter enxergado muito antes.
    Habitação no dicionário-
    é normalmente uma estrutura artificial constituida essencialmente por paredes, geralmente com fundações e uma cobertura que pode ser de telha ou não etc...
    Espero que nossas autoridades pensem bem par não errar mais e concertar está bagunça que ficou nosso bairro. Que seja para não ter mais erro Residencial São Pedro
    Sou do bairro Leandro
    ResponderExcluir
  24. Benedicto B. GonçalvesAug 11, 2010 05:52 AM
    Ricardo
    Dar esperança, carinho uma nova repaginada no bairro com nome mais do que merecido. Ajudar não é só dar alimento.É dar esperança
    carinho a quem já sofreu tanto com injustiças de um mundo que machuca de que tem tão pouco.
    Só percebe quem tem um grande coração e uma boa alma...
    Apoio o nome Residencial São Pedro.
    Amor, carinho, respeito não custam nada e faz muito bem para quem recebe.
    ResponderExcluir
  25. moro a 40 anos e sempre sera bitacional ,a nossa querida bita, o resto so pode ser politicagem do gervabom tenho certeza. falta de serviço so pode ser, vai fazer algo pro nosso hospital q vc ganha mais.
    ResponderExcluir
  26. Vicente CelestinoAug 13, 2010 12:50 PM
    Sr. Paulo Sérgio
    Se advogados,empresários e homens da comunicação, não entenderam o "Pio da Jurupoca"
    O que esperar do senhor, que chama o nosso Bairro de "BITA" e ainda acha lindo?
    Vicente
    ResponderExcluir
  27. O INIMIGO DO MELHOR,É O "TÁ BOM".

    ANA
    ResponderExcluir
  28. É interessante o debate sobre a mudança do nome. Pode sim dar novos ares, valorizar o local, identificar mais adequadamente, etc.

    Porém, uma simples pergunta. O nobre vereador percorreu as ruas do bairro para saber a opinião dos moradores? Fez uma audiência pública para ouvir os prós e os contras?

    Não estou dizendo ser contra ou a favor da mudança. Somente questionando se uma mudança que atinge todo um bairro, tem o conhecimento da maioria dos que ali residem.

    Mas parabéns aos participantes da discussão. Que estejam presentes em mais temas de relevância para nossa cidade.
    ResponderExcluir
  29. julia grimaldiAug 30, 2010 01:24 PM
    NOVAS IDÉIAS; VELHAS DIVERGÊNCIAS
    Julia Grimaldi
    Maquiavel escreveu que há três tipos diferentes de mente. Um compreende as coisas por si só; o segundo compreende as coisas demonstradas por outrem; e o terceiro nada consegue discernir, nem por si própria e nem quando lhe são explicadas. A primeira espécie é a melhor de todas, a segunda é boa, mas a terceira é inútil.
    As mudanças estão presentes em toda a parte, na tecnologia, na medicina ,no ambiente , nos valores e costumes sociais, na filosofia, etc...
    Mudar de conceitos, de locais , mudar para inovar e, principalmente, para continuar a existir no mundo contemporâneo.
    Em um bairro de Barra Bonita, mais de 170 pessoas assinaram uma lista deixando o seu RG e telefone, numa união para dar nome ao bairro, que fica logo na entrada da cidade e brevemente com nova rodoviária.
    O citado bairro não possui nome, e ficou conhecido como Habitacional, mas comumente chamado de “bitacional” ou “bita”.
    Os moradores sempre escutaram os pais, avós e colegas falando dessa maneira, e assim ficou. Alguns dizem que é uma tradição.
    Com o tempo veio para o bairro três escolas. Começando com educação infantil, ensino fundamental , ensino médio e também cursos técnicos. Como sabemos, o papel da escola é educar, transformar os indivíduos. Então, como as escolas são ótimas, as pessoas pensantes do bairro acharam que o erro (pela falta de nome do bairro) não pode ser considerado como uma situação normal, e queriam dar um nome ao bairro, mostrando que ter tradição não é se expressar de forma errada.
    A educação deve ter prioridade, professores, comunicadores, devem fornecer a forma correta para alunos e moradores começarem a substituir esse erro pela forma correta. Considerar um grupo que constrói casas populares como tradição, não tem nada a ver... O elogio ao grupo dando seu nome ao bairro é inadimissível, comenta uma moradora. Comunicadores, que já foram vereadores não só por uma vez mais por várias, consideram as mudanças ruins, sem sequer terem pensado por um momento nas oportunidades de melhoria que estas representam. Nunca deram atenção ao bairro que muitos dizem abandonado há muito tempo. Não houve tamanho conflito quando instalaram no bairro um empreendimento nocivo à saúde da população e agressivo ao meio ambiente e à paisagem, que são torres de telefonia, que além de imensas, são feias .
    Considerando que o ser humano é naturalmente resistente às mudanças , sendo imperativo o seu lado emocional, insistindo em situações dadas como confortáveis, encarando a mudança como uma situação de conflito. E alguns ainda dizem que tal situação vai gerar um grande prejuízo para a máquina pública. Na verdade, o custo é praticamente nenhum. E muito menos para o comércio e moradores do bairro. O único problema, ou melhor, benefício, é que o lugar será mais valorizado.
    Indo pelo caminho que muitos defendem, sem se dar ao trabalho de pesar os prós e contras, dando ouvidos a pessoas que nunca se importaram com o bairro, vejo um tempo de pessoas sem metas, a não ser a fruição dos bens que a modernidade oferece . É retirado do horizonte do outro um futuro, e elas não percebem como são oprimidas (e usadas) por grupos e classes com interesses próprios comuns. Como são pessoas simples, não entendem ainda que estão deixando outros embargarem e levando também elas a embargar os sonhos de seus filhos e netos.
    PS – Nas minhas mãos encontram-se os originais das assinaturas e 29 depoimentos podem ser vistos no Blog do Recchia, totalizando cerca de 180 favoráveis à idéia de se dar um nome ao bairro.
    Julia Grimaldi
    ResponderExcluir

Deixe sua opinião em forma de comentários. Sua contribuição é muito importante. Faça elogios, críticas ou sugestões.
O jornalista Ricardo Recchia recomenda:

- Comentários "anônimos" não serão aceitos
- Capriche no português
- Evite palavrões ou palavras de duplo sentido
- Seu comentário deve ter relação com o conteúdo do post